Iniciativa criada em 2021 estimula o cuidado com o planeta, e compra produtos esportivos para crianças e adolescentes de serviços de acolhimento de SC
O programa de responsabilidade social da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) que recolhe tampinhas de plástico para estimular o cuidado com o planeta ultrapassou a marca de 20 toneladas recolhidas desde 2021.
Para se ter ideia, a quantidade equivale ao peso de 20 carros populares, como Ford Ka, Fiat Uno e Renault Kwid, e seria suficiente para encher dezenas de caminhões-caçambas.
O Tampinhas do Bem é uma parceria com a Alcaplas, empresa de recuperação de resíduos plásticos e transformação de embalagens sustentáveis localizada em Xanxerê, no Oeste.
São recolhidas tampas de refrigerante, produtos de limpeza, desodorante, creme dental, margarina, requeijão, achocolatado, potes de sorvete e afins.
O material é entregue por estudantes, trabalhadores da indústria, pessoas da comunidade e parceiros nas unidades SESI, SENAI e FarmaSesi. Os endereços estão aqui.
ESPORTE
As tampinhas são encaminhadas à Alcaplas, e o dinheiro obtido é usado para comprar bolas e outros artigos esportivos para crianças, adolescentes e jovens de 221 serviços de acolhimento do estado, atendidos por outro programa social da FIESC, o Novos Caminhos.
Além das ações de ajuda, o Tampinhas do Bem dá encaminhamento socialmente responsável a um material que normalmente é jogado no lixo, e acaba entupindo bueiros, poluindo rios e provocando a morte de animais marinhos, como tartarugas, entre outros males.
Na natureza, segundo o Ministério do Meio Ambiente e Mudanças do Clima, uma tampinha de plástico leva até 150 anos para se decompor. E reciclá-la diminui a emissão de gases poluidores que aquecem o planeta.
Por causa do impacto ambiental e social, programas como o Tampinhas do Bem têm se multiplicado pelo país, impulsionando iniciativas que ajudam animais, moradores de rua, pessoas com deficiência, idosos, entre outros.
Fonte: https://fiesc.com.br/pt-br/imprensa/programa-da-fiesc-e-alcaplas-ultrapassa-20-toneladas-de-tampinhas-plasticas-recolhidas?utm_campaign=gecorrp__newsletter_fiesc_18072024&utm_medium=email&utm_source=RD+Station