ALCAPLAS-01

NOTÍCIAS

A Revolução Sustentável na Indústria Automotiva: Plásticos Recicláveis e o Futuro Verde

A indústria automotiva está passando por uma significativa transformação para se adaptar a uma abordagem mais sustentável, focada em reduzir sua pegada ambiental. Uma das áreas-chave dessa evolução é a adoção de plásticos recicláveis, impulsionando a criação de carros mais eco-friendly.

Peças plásticas recicladas na indústria automotiva
Um exemplo desta mudança é a próxima linha de veículos da BMW Neue Klasse, programada para 2025. Esta série incorpora peças plásticas de acabamento contendo 30% de redes e cordas de pesca recicladas.

O BMW iX elétrico é outro exemplo, com seus painéis de portas sendo compostos por plástico reciclado. Já o interior do BMW i3 utiliza 25% de matérias-primas renováveis e plásticos reciclados, demonstrando que a montadora está repensando profundamente seu processo de fabricação. 

Desafios da indústria automotiva com a reciclagem de plásticos
Apesar de enfrentar desafios, como a falta de legislação específica para a economia circular e reciclagem, e a necessidade de maior apoio ao setor de coleta seletiva por parte do poder público, a indústria automotiva está gradualmente adotando resinas recicláveis em seus processos produtivos, principalmente no segmento de reposição.

De acordo com a consultoria MaxiQuim, estima-se que até 2026, o mercado mundial de plásticos automotivos alcance a impressionante marca de US$ 68,6 bilhões. Isso representa um avanço de 41% em relação a 2018, indicando um crescimento substancial na demanda por soluções sustentáveis na fabricação de veículos.