Alunos do Vista Alegre recebem mudas frutíferas na Semana do Meio Ambiente

Na manhã desta quinta-feira (1º) os alunos da escola municipal do Bairro Vista Alegre receberam mudas frutíferas para plantarem onde moram. A ação marcou a abertura da Semana do Meio Ambiente em Xanxerê e foi desenvolvida por meio da parceria entre a prefeitura e a empresa Alcaplas. O objetivo da distribuição das 350 plantas é orientar as crianças e adolescentes sobre a importância do plantio, da preservação e da conservação da natureza.

Há dez anos a empresa Alcaplas distribui cerca de três mil mudas nativas por ano para escolas, entidades e clubes de serviço que se comprometem em plantá-las e acompanhar o desenvolvimento das novas árvores. Segundo o empresário Alceu Lorenzon, a iniciativa é uma forma de contribuir com o meio ambiente e conscientizar a comunidade de sua importância.

- A gente quer que as pessoas se conscientizem da importância do verde, em como as árvores são importantes nas épocas de muita chuva e também de seca. A gente só planta mudas nativas que produzem frutos para que as crianças conheçam e desfrutem dessas frutas e também para fornecer alimento para os pássaros e outros animais e manter a fauna e a flora ? comenta Alceu.

Seis das mudas doadas foram plantadas no pátio da escola após o empresário conversar com os estudantes sobre a importância de cuidar da natureza e dar dicas de como realizar o plantio e a conserva das plantas. Para a diretora do colégio, Jucelane Luzzi, a ação reforça o que já é trabalhado em sala de aula durante todo o ano letivo.

- É de suma importância esses momentos quando as empresas também abraçam a causa com a escola. A gente procura fazer um trabalho durante o ano letivo da importância da preservação, de ter cuidado, é importante para o equilíbrio do meio ambiente. Vem em um momento importante, é nas crianças que a gente consegue fazer isso, nos adultos é mais difícil, mas as crianças abraçam a causa, ajudam e cuidam ? diz.

O diretor da secretaria municipal de Desenvolvimento Rural, Edson Zape, destaca que essa é a primeira ação da Semana do Meio Ambiente, que ainda conta com palestras e a reabertura do viveiro municipal, localizado no Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi.

(c) Alcaplas 2015. Desenvolvido por aleto